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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Soja.
Data corrente:  26/08/2014
Data da última atualização:  19/06/2017
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Autoria:  GOMES, D. F.; BATISTA, J. S. da S.; ROLLA, A. A. P.; SILVA, L. P. da; BLOCH, C.; GALLI-TARASAWA, L. V.; HUNGRIA, M.
Afiliação:  DOUGLAS FABIANO GOMES, Departamento de Génetica UFPR; JESSIANE STEFÂNIA DA SILVA BATISTA, DEBIOGEM UEPG; AMANDA ALVES PAIVA ROLLA; LUCIANO PAULINO DA SILVA, CENARGEN; CARLOS BLOCH JUNIOR, Cenargen; LYGIA VITORIA GALLI TERASAWA, Departamento de Génetica UFPR; MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO.
Título:  Proteomic analysis of free-living Bradyrhizobium diazoefficiens: highlighting potential determinants of a successful symbiosis
Ano de publicação:  2014
Fonte/Imprenta:  BMC Genomics, v. 15, n. 643, 2014.
DOI:  10.1186/1471-2164-15-643
Idioma:  Português
Conteúdo:  Strain CPAC 7 (=SEMIA 5080) was recently reclassified into the new species Bradyrhizobium diazoefficiens; due to its outstanding efficiency in fixing nitrogen, it has been used in commercial inoculants for application to crops of soybean [Glycine max (L.) Merr.] in Brazil and other South American countries. Although the efficiency of B. diazoefficiens inoculant strains is well recognized, few data on their protein expression are available. We provided a two-dimensional proteomic reference map of CPAC 7 obtained under free-living conditions, with the successful identification of 115 spots, representing 95 different proteins. The results highlighted the expression of molecular determinants potentially related to symbiosis establishment (e.g. inositol monophosphatase, IMPase), fixation of atmospheric nitrogen (N 2) (e.g. NifH) and defenses against stresses (e.g. chaperones). By using bioinformatic tools, it was possible to attribute probable functions to ten hypothetical proteins. For another ten proteins classified as? NO related COG? group, we analyzed by RT-qPCR the relative expression of their coding-genes in response to the nodulation-gene inducer genistein. Six of these genes were up-regulated, including blr0227, which may be related to polyhydroxybutyrate (PHB) biosynthesis and competitiveness for nodulation. The proteomic map contributed to the identification of several proteins of B. diazoefficiens under free-living conditions and our approach? combining bioinformatics... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  RT-qPCR; Two-dimensional proteomics.
Thesaurus Nal:  Bradyrhizobium; nitrogen fixation; symbiosis.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/160837/1/12864-2014-Article-6775.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Soja (CNPSO)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPSO35312 - 1UPCAP - DD
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Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Meio Ambiente.
Data corrente:  08/10/2015
Data da última atualização:  08/10/2015
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  TOCCHETTO, M. R. L.; PEREIRA, L. C.; TOCCHETTO, A. L.; TOCCHETTO, F. L.; BEVILAQUA, D. B.
Afiliação:  MARIA REGINA L. TOCCHETTO, UFSM; LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA; ANDRE L. TOCCHETTO; F. L. TOCCHETTO; D. B. BEVILAQUA.
Título:  Dinaminização do processo educacional e de relações em sala de aula: fórum de discussão.
Ano de publicação:  2006
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 5., 2006, Joinville. [Anais...]. Joinville: [s.n.], 2006. p. 1-2.
Idioma:  Português
Conteúdo:  O ensino superior geralmente é centrado no professor e no seu conhecimento. As aulas geralmente são expositivas, leituras de texto e seminários, dificilmente debate-se sobre os procedimentos metodológicos do ensino superior (Silva, 1996). Pode-se dizer que muitas práticas educativas seguem uma pedagogia tradicional, centrando o ensino no professor. As aulas limitam-se na exposição do conteúdo pelo professor e ao estudante compete fazer anotações, estudar para as provas e/ou elaborar os trabalhos de pesquisa bibliográfica propostos pelo mesmo (Correa, 2004). O contexto educacional passa por um momento de transição, no qual novas metodologias de ensino e aprendizagem vêm em resposta, havendo necessidade de dinaminização das relações em sala de aula e do próprio processo educacional. As tecnologias de informação e comunicação apresentam-se como uma ferramenta para construir este ambiente crítico e transformador. Grabauska e Bastos (2003) partindo dos pressupostos da investigação-ação, incorporaram os procedimentos da pedagogia da libertação ?uma nova dimensão, nitidamente interessada em emancipação dos seres humanos e francamente favoráveis transformação da realidade??. Não podemos ser educadores críticos e transformadores sem criticar, sem estar aberto às críticas e, sem transformar as relações educativas no cotidiano da sala de aula (Correa, 2004). O uso de diferentes ambientes, virtual e presencial, ao incorporar ao processo de ensino-aprendizagem, oportuniza esta visão crít... Mostrar Tudo
Thesagro:  Educação ambiental.
Categoria do assunto:  B Sociologia Rural
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/130878/1/2006AA-017.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Meio Ambiente (CNPMA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPMA14486 - 1UPCAA - DD2006AA_017
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